"Uma coisa tenha custe o que custar: PALAVRA; outra coisa não tenha nunca: UM PREÇO (Dona Isaura)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Educação de qualidade no sertão da Bahia

Na Fazenda Nova Canaã localizada em Irecê no sertão da Bahia, 70 profissionais e voluntários, atendem por dia, mais de 700 crianças com idade entre 3 a 11 anos. Elas permanecem na fazenda das 08:00h às 16:00h horas de segunda a sexta-feira, onde recebem quatro refeições diárias, um kit de higiene individual, material didático e uniforme, que é confeccionado na própria fazenda, conforme o seu projeto. Quando voltam para casa, cada uma delas leva 5 pães, confeccionados na padaria da fazenda o que, na região, faz muita diferença para cada família.

Os alunos em sala de aula

Na escola, os alunos divididos desde a primeira, até a sexta série, recebem, além do estudo normal, aulas extracurriculares como: judô, futebol, capoeira, teatro e dança. As crianças também aprendem a cuidar da horta da Fazenda. Sob a orientação de uma zootecnista, os alunos cultivam coentro, alface, pimentão entre outros. Eles recebem ainda aulas de artesanato, o que ajuda a desenvolver a criatividade e desperta talentos.

A dedicação é total

Recebem ainda assistência médica e odontológica, extensiva aos familiares. As campanhas de vacinação e de alfabetização de adultos promovidas pela instituição também são levadas à comunidade. Além do Centro Educacional que presta educação pré-escolar para crianças entre três e quinze anos de idade, o projeto conta também com biblioteca, pousada e área para lazer e esportes.

As atividades esportivas são diárias

A Fazenda Nova Canaã possui uma biblioteca com diversos livros e revistas, que ajudam a despertar o habito e o prazer da leitura nos alunos, além de ajudar no desenvolvimento escolar. As crianças contam ainda com uma grande brinquedoteca com pula-pula, escorregador, gangorra, balança e outros brinquedos, feitos especialmente para os alunos menores.

A Fazenda também oferece aulas de culinária e marcenaria. Em ambas as crianças produzem produtos que são utilizados no próprio projeto.






Nenhum comentário: